builderall

Felca denuncia exploração infantil nas redes sociais e leva à queda de perfis com milhões de seguidores. Entenda o caso e as consequências.


O vídeo do influenciador Felca denunciando casos de exploração de menores nas redes sociais ganhou grande repercussão nos últimos dias. Após a publicação no YouTube, perfis denunciados foram derrubados pelo Instagram, incluindo contas com milhões de seguidores.


Menos de 24 horas depois da postagem do vídeo, as contas de Hytalo Santos e Kamylinha Santos foram desativadas pela plataforma.




Além de chamar a atenção para a sensualização e exposição de vários menores, Felca denuncia como pedófilos comentam nos vídeos usando Gifs que são mais difíceis de serem rastreados, do que comentários com letras.


Através desta tática, pedófilos chamam atenção para seus canais em plataformas como Telegram e lá trocam livremente vídeos de mais sensualização de menores e onde também pode ser um ambiente em que outros desdobramentos de exposição e crimes sejam praticados.


Assista ao vídeo para entender como as redes são utilizadas através de uma linguagem própria e o impulsionamento e a aprendizagem dos algoritmos acontecem


Clique neste link para assistir o vídeo no Youtube:

https://youtu.be/FpsCzFGL1LE?si=4zhJX3tCJno9WXJq



Detalhes do Caso


Hytalo Santos: produtor de conteúdo com 17 milhões de seguidores no Instagram, acusado de publicar materiais considerados atrativos para pedófilos, com crianças e adolescentes em situações inapropriadas.


Kamylinha Santos: integrante do grupo de dança de Hytalo desde os 12 anos, com 11 milhões de seguidores. Sua história gerou comoção ao anunciar uma gravidez e, posteriormente, um aborto espontâneo.


Consequências


O Ministério Público da Paraíba abriu, em dezembro de 2024, um inquérito para investigar suspeitas de exploração de menores e possível omissão dos pais.


Felca anunciou que está processando mais de 230 perfis no X (antigo Twitter) por associação a crimes de pedofilia.


No Brasil, crimes de pedofilia e corrupção de menores podem resultar em até 40 anos de prisão, além de multa.


A Importância da Denúncia


Dados da Childhood Brasil revelam que, no país, oito crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual a cada hora. Ainda assim, apenas 8,5% dos casos chegam a ser denunciados.


A ação de Felca reforça a necessidade de expor e combater esses crimes, especialmente no ambiente digital, onde a vulnerabilidade de crianças e adolescentes é elevada.


A proteção infantil nas redes sociais é responsabilidade de todos ? usuários, famílias, plataformas e autoridades. Denunciar é um passo essencial para salvar vidas.