builderall

Seja você alguém que está começando como vendedor ou que já possui um pouco de experiência na arte das vendas, ter atenção nos pontos a seguir pode ajudar bastante na sua jornada de preparação para a Black Friday.



1. Invista em comunicação


A propaganda é considerada a alma do negócio. De nada adianta ter preços atrativos e bons produtos se você não anunciar aos "quatro ventos". Se você ainda não pensou nisso, é extremamente importante começar a marcar seu território nas redes sociais. Além disso, se houver recursos financeiros disponíveis, vale a pena investir em algumas peças de comunicação para atrair a atenção do público.


2. Olho na concorrência


Em conexão com o uso das mídias sociais para se comunicar com o cliente, é crucial ficar de olho na concorrência. Monitore o que está sendo feito no Instagram, Facebook ou nos sites de cada um.

Como algumas empresas dão início à Black Friday já no primeiro dia de novembro, suas ações na virada do mês devem ser totalmente focadas no período de venda. Fique atento às atualizações de preço para não correr o risco de vender um item bom por um valor muito baixo ("mixaria"), nem tentar cobrar muito por algo que não é tão "valioso" assim.



3. Não esqueça dos descontos


Essa dica talvez seja uma das mais importantes. Depois de escolher quais produtos serão considerados para promoção, faça cálculos e verifique sua margem de lucro para certificar-se de que o "famoso descontinho" realmente vale a pena. Se você conseguir oferecer descontos vantajosos, tenha certeza de que seus clientes vão gostar bastante.


5. Observe a logística de entrega


O período da Black Friday movimenta muito as vendas do mercado. Para o consumidor, nada é pior do que achar o produto desejado por um bom preço e se deparar com um valor de frete absurdo. Ou, pior ainda, comprar em novembro e receber a encomenda praticamente perto do Natal.


Dessa forma, vale a pena pensar desde já se você pretende seguir com um modelo de entrega convencional ou usar uma transportadora para agilizar os processos. Lembre-se: a experiência do cliente e a reputação da sua loja estão em jogo nesse momento, por isso é vital não "fazer feio".


6. Prepare o estoque


Este é outro ponto que pode pegar alguns lojistas de surpresa. A experiência tem mostrado que cada vez mais pessoas estão antecipando as compras de Natal (muitas de olho no décimo terceiro salário) e nos vários descontos trazidos pela Black Friday (e 2025 não será diferente).


Para dar conta do recado, cabe a você deixar o estoque preparado. Se possível, observe cada item que está guardando em sua casa, garagem ou armazém. O motivo dessa conferência é simples: ao fazê-la, você não corre o risco de enviar um produto com qualidade abaixo do esperado, o que geraria gasto extra de tempo e dinheiro com uma troca.


7. Equipe a postos!


Por fim, a última dica é deixar a sua equipe preparada, caso você tenha funcionários. Este é um período que exige bastante, então incentive-os a descansar no dia anterior e ofereça todo o suporte necessário nos mais diversos setores.


Caso seja possível, deixe alguns "agradinhos" para que recuperem a energia ao longo do turno. Sim, estamos falando de comida, pois, já dizia a vovó, "saco vazio não fica em pé".


Conclusão


Espero que essas dicas tenham ajudado você a encontrar um cenário favorável para trabalhar com as vendas durante a Black Friday 2025. Lembre-se de manter o foco e, com certeza, o período será de bastante sucesso para você e o seu time.


Acesse para mais conteúdos de Marketing e Estratégias Digitais: @oadeandrade

https://www.instagram.com/oadeandrade